Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Fisiologismo safado!

Alteração do Código Eleitoral.

Publicado por Ric
há 7 anos

Vicente Cândido (PT SP) relator do projeto da Reforma Política na Câmara dos Deputados "adultera" o seu relatório e apresenta nova versão à Comissão Especial com ênfase ao aumento do tempo de impedimento da prisão de parlamentar. Alterar o artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes da eleição para oito meses.

“É uma norma para todos, para esse momento que vive o Brasil. Nós estamos vivendo um momento anormal no Brasil, de muita judicialização da política, de uma política muito policialesca”….

Parece que o fisiologismo, tomou de assalto alguns políticos da nossa Câmara dos Deputados. Após a condenação do líder do PT a mais de nove anos de prisão, no primeiro de seus vários processos, a insolência despertou.

Vamos para o tudo ou tudo! Parece que a fala do Deputado encontra eco em grande número de políticos “por ora eleitos”, alvos de investigações em curso, onde o temor se lhes ameaça a candidatura, não somente da próxima mas daqui por diante.

A defesa do mais recente condenado do PT, apenas um deles, porém o seu exponente mór desencadeia uma desenfreada busca de oportunidades para permitir a sua candidatura à presidência da república.

O movimento a partir de seus advogados que não hesitam de atacar a justiça, o juiz, entrar com recursos possíveis para postergar ao máximo a condenação em segunda instância que poria fim à carreira política do líder do PT.

Está surgindo o movimento político petista/lulista:

  • Conforme Noticia da Uol:

— O líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (SP), negou que a proposta apelidada de “Emenda Lula”vise beneficiar o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. “Essa é uma proposta não é para Lula, e sim para todos os candidatos. Para dar uma maior segurança ao processo eleitoral”, afirmou.

— A proposta é alterar artigo 236 do Código Eleitoral, que proíbe a prisão 15 dias antes da eleição. Incluída no relatório parcial da reforma política por seu colega de partido, Vicente Cândido (SP), a medida quer impedir que candidatos sejam presos até oito meses antes das eleições. Se aprovada, a norma já valeria para as eleições de 2018. “Essa ideia dele é bem anterior à sentença condenatória do ex-presidente. Não há ligação temporal entre uma coisa e outra”, disse.

— A proposta tornou-se pública neste sábado (15), causou polêmica nas redes sociais a de políticos. O texto foi modificado no complemento de voto divulgado na última quinta-feira (13), um dia após Lula ter sido condenado a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).

— Zarattini disse ao UOL que Vicente Cândido relatou à bancada do PT que tinha a concordância dos líderes partidários para incluir a medida em seu relatório, mas que o partido não fará “um cavalo de batalha” para vê-la aprovada….

diz ainda Zarattini:

— “Se os deputados considerarem que essa alteração não deve ser feita, para nós está tudo bem. Não é isso que irá resolver a situação do ex-presidente Lula. Ela é inócua quanto a isso….”

Em síntese, o fisiologismo, a má fé, a desmedida busca para se manter no poder parece ser algo obstinado nas furnas políticas. Fazedo de tudo, para que a política brasileira continue a ser uma política suja, uma política medíocre voltada à prática dos oportunismos, à prática cínica de atos que chegam a ser obscenos e degradam o Congresso Nacional.

De acordo com o Estado de S. Paulo, o deputado Vicente Cândido admitiu que a nova regra beneficia Lula e que foi pensada para “blindar” não só ele, mas os políticos investigados

  • Conforme o g1.Globo.com:

“O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Procuradoria-Geral da República (PGR) a investigar 8 ministros, 3 governadores, 24 senadores e 39 deputados federais que fazem parte da chamada “lista do Janot”.

Entre os alvos dos novos inquéritos, estão os presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Os inquéritos servirão para apurar se há elementos para a PGR denunciar os investigados por eventuais crimes. Se o Supremo aceitar as eventuais denúncias, os acusados se tornam réus em ações penais.

A revelação das investigações foi feita pelo site do jornal “O Estado de S. Paulo”, que, inicialmente, informou que havia 83 inquéritos abertos. Depois da divulgação das informações pelo jornal, o STF informou oficialmente que Fachin determinou a abertura de 76 inquéritos para investigar políticos e autoridades com base nas delações de ex-executivos da Odebrecht.”



Esse estado de coisas da política brasileira repercute, ressoa mundialmente, envergonha o nosso país, o nosso povo, envergonha a cada um de nós.

Estamos caminhando rumo ao caos político total. Esses políticos não terão limites para se manterem no poder, e, infelizmente esses são apenas os já denunciados; outros mais surgirão.


  • Sobre o autorAcadêmico
  • Publicações66
  • Seguidores109
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações263
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fisiologismo-safado/478460523

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O mesmo projeto ainda prevê uma "pré-candidatura" que agora seria entre fevereiro e março do ano de eleição (não mais em julho).
Mudança bem conveniente para estabelecer um candidato em fevereiro e blindá-lo por 8 meses. Ou seja, durante praticamente to o ano de eleição, os candidatos ficam imunes de prisão.

O título do seu artigo não é exagerado nem impróprio.
É isso mesmo que temos: um congresso safado! continuar lendo

John,

Creio que é como se sente cada brasileiro com essa politicagem praticada por uma maioria desonesta.

Há honestos? -- Claro que há! Porém, infelizmente é a minoria.

Abçs. continuar lendo