Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Acima da lei

Qual seria a verdadeira situação do petista

Publicado por Ric
há 6 anos

Fonte: Estadão

“Terminou às 17h desta sexta-feira, 6, o prazo do ex-presidente Lula para se entregar à Polícia Federal em Curitiba. O petista permanece irredutível no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.
Advogados consultados pelo Estado apontam a possibilidade do uso de algemas caso o juiz federal Sérgio Moro expeça novo mandado, mas ressaltam que, em domicílio, o petista não pode ser preso à noite.
O delegado disse , mais cedo, que, ‘pela natureza do petista’, não deve haver resistência e não deverá ser necessário o uso de algemas, mesmo que o prazo dado pelo juiz Sergio Moro seja descumprido. No entanto, ele não descartou o uso de algemas em uma situação extrema. “Se houver risco, as algemas podem e devem ser usadas.”
Agentes da PF em Curitiba dizem que não é possível considerar o ex-presidente Lula como ‘foragido’. Eles dizem que ainda é possível negociar uma entrega de Lula com a defesa e que o não comparecimento de um réu no prazo estipulado pelo juiz configura uma situação ‘delicada’, mas que faz parte da realidade criminal do País.
Caso resista, juristas ouvidos pelo Estado afirmam que algemas poderão ser usadas no ato da prisão. Moro chegou a barrar a possibilidade ’em qualquer hipótese’.
Sylvia Urquiza, especialista em Direito Penal e sócia do Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados, avalia que ‘se houver resistência, em último caso, o juiz Moro poderá autorizar o uso de algemas e de força policial’. “Agora, se for impossível prendê-lo em razão do levante popular, o país estará em estado de defesa ou de sítio, nos quais poderá haver restrição aos direitos fundamentais em nome da preservação do próprio Estado. O presidente da República e o Congresso decidem pela decretação desses estados”.
De acordo com o criminalista Andre Kehdi, sócio do escritório André Kehdi & Renato Vieira Advogados e presidente do Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), Lula não pode ser preso à noite se estiver em sua casa. “Pela norma, não se pode entrar à força em domicílios entre as 18h e 6 da manhã. A partir das 17h01 já poderia ser aplicada força policial para buscá-lo onde ele estiver e conduzi-lo até a prisão. Mas, para isso, seria necessário outro mandado específico de busca – o que pode não ser expedido a tempo de ser executado antes das 18h00”, explica Kehdi.
No documento em que determina a execução da pena de 12 anos e um mês de reclusão contra Lula, o juiz Sergio Moro ressalvou que, ’em atenção à dignidade do cargo que ocupou’, Lula tem a oportunidade de se apresentar voluntariamente à sede da Polícia Federal (PF) de Curitiba até às 17h00 desta sexta-feira, 6.
Kehdi explica que prisões após as 18h00 com violação de domicílio só podem ocorrer quando em casos de flagrante delido — ‘o que não é o caso de Lula’, explica. Assim, a polícia teria das 17h01 até as 18h00 para efetuar a prisão, caso tenha já em mãos um mandado para essa finalidade.
Diferente é a situação de o ex-presidente estar em algum local aberto a todos, como em um palanque em praça pública. Neste caso, o mandado de prisão pode ser cumprido a qualquer hora, pois não incide a cláusula constitucional protetiva da inviolabilidade do domicílio.”
O pt e toda a sua gente está buscando, de alguma forma impedir a prisão tão esperada; porém, parece que chegada a hora, até seus “concorrentes políticos” estão desejando que a prisão não ocorra.
Tal posição se fortaleceu no próprio STF ao som da vós de Gilmar Mendes e seus cônscios de plenário. A prisão do petista é um “totem” de uma imagem que já não importa mais, apenas serve para que se mude a tal da “prisão após julgamento em segunda instância”; essa sim é a primazia de todos os eleitos e seus afins.

Se a moda pegar, muitos que não se elegerem/reelegerem terão o mesmo fim, quiça o atual presidente em exercício, um profundo resquício da era petista, porém ainda em plena atividade política, mas que em breve será apenas mais um ex presidente, sensível ao tratamento de primeira instância, grandemente orquestrada, dentro do possível, pelo Juiz Moro.

Só nos resta esperar e acreditar que a justiça, a verdadeira e real justiça seja feita; bem piores do que traficantes e outros criminosos comuns, temos os criminosos com cargo eletivo, suas eloquentes palavras, os súcios entremeados nas entranhas políticas do Brasil, que deve acabar.

Que a prisão de lula seja um marco do fim de um partido que só se preocupava em ter poder, apenas poder, semelhante a Maduro na Venezuela; o governar para o povo e para os pobres não subia no palanque, era apenas um “pano de fundo” para angariar votos e mais votos. Que seja também o fim de outros políticos semelhantes de todos os outros partidos.

  • Sobre o autorAcadêmico
  • Publicações66
  • Seguidores109
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações145
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acima-da-lei/564014758

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

"Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte! continuar lendo

Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte." continuar lendo